INFORMAÇÕES TÉCNICAS DOS AÇOS INOXIDÁVEIS

Informações Técnicas dos Aços Inoxidáveis

AISI 304 e 304L: Aço cromo-níquel, inoxidável austenítico, não-temperável, não magnético, tipo 18-8. Possui resistência à oxidação até a temperatura de 850 °C. Apresenta boa conformabilidade a frio, embora exija maiores esforços de conformação do que os aços não ligados. No estado solubilizado pode apresentar leve magnetismo que se eleva em função do grau de deformação a frio.

APLICAÇÕES: Fabricação de válvulas, tubos, recipientes, equipamentos hospitalares e farmacêuticos, peças para a indústria química, petrolífera, têxtil, de laticínios, frigorífica, de tintas, etc. É indicado para a fabricação de peças que devem resistir ao ataque de um grande número de substâncias corrosivas, tais como o ácido nítrico, soluções alcalinas, soluções salinas, etc.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Clique aqui e abra a tabela.

AISI 316 e 316L: Aço cromo-níquel molibdênio, inoxidável austenítico, não-temperável, não magnético. Possui resistência à oxidação até a temperatura de 875 °C. A presença de molibdênio na composição química deste aço, eleva sua resistência mecânica, além de aumentar a resistência ao ataque corrosivo em meios clorados e não oxidantes. Apresenta boa conformabilidade a frio, embora exija maiores esforços de conformação do que os aços não ligados. No estado solubilizado pode apresentar leve magnetismo que se eleva em função do grau de deformação a frio.

APLICAÇÕES: São destinado à fabricação de peças que exigem alta resistência à corrosão, tais como válvulas, tubos, recipientes, equipamentos hospitalares e farmacêuticos, peças para a indústria química, petrolífera, têxtil, de laticínios, frigorífica, de tintas, etc. É indicado para a utilização em ambientes onde exista o ataque de substâncias corrosivas, tais como ácidos sulfúricos, ácidos sulfurosos, banhos clorados, soluções alcalinas, soluções salinas, etc.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Clique aqui e abra a tabela.

AISI 317: O aço inoxidável AISI 317L tem como principal característica a adição superior de molibdênio em sua composição química o que garante o aumento da resistência ao ataque químico. Este aço possui, aproximadamente, 1% a mais de cromo, níquel e molibdênio quando comparado com o aço austenítico AISI 316L. O AISI 317L oferece ainda melhores características de fluência e resistência mecânica a elevadas temperaturas quando comparados aos aços inoxidáveis convencionais. O aço AISI 317L garante resistência à sensitização durante soldagem ou quando aplicados processos térmicos devido ao baixo carbono em sua composição química. A combinação de molibdênio e nitrogênio da composição química desse aço é particularmente efetiva em aumentar a resistência à corrosão por pites e por frestas, especialmente em meios ácidos contendo cloretos e compostos de enxofre a elevadas temperaturas. Além disso, o nitrogênio também contribui para o aumento da resistência mecânica da liga.
 
APLICAÇÕES: As principais aplicações do AISI 317L estão voltadas para a indústria química, indústria de petróleo e petroquímica, nas indústrias produtoras de papel e celulose, e como condensadores em estações geradoras de energia a base de combustível fóssil e nuclear. Destina-se à aplicações onde exige-se resistência à corrosão por ácidos orgânicos fortes, como os ácidos naftênicos encontrados no refino de petróleo.
© 2024 Filtrotec. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com pela Center Designer Exibir perfil do(a) FILTROTEC EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA no Ariba Discovery